Ubatuba e o despertar da arte!
 

 

A arte mora na alma humana... uns a apreciam... outros fazem-na.
O artista é sempre artista, mesmo que seu talento esteja guardado em uma caixinha durante toda uma vida... uma hora, ele inevitavelmente aflora! Não tem um tempo certo ou idade... simplesmente é o tempo da arte! Assim foi com o pintor Dênico Pavan.”


O pintor Dênico Pavan, 65, natural de Botucatu/SP, casado há cinco anos com a adorável Antônia Verônica do Espírito Santo Pavan, 57, pai de Rogério, 44 e das gêmeas Cibele e Cenise, 39 (filhos de seu primeiro casamento) e avô de seis encantadores netos nos revela que a arte sempre esteve presente em sua alma!
Desde criança ele apreciava as obras de grandes artistas tanto os clássicos como as de autores desconhecidos. Porém, a vida não lhe oferecera oportunidade naquela época de estudar sobre o assunto. Ele acabou por se casar muito cedo e logo vieram os filhos e conseqüentemente as responsabilidades da vida adulta. Morou alguns anos em uma fazenda no Paraná e depois retornou a cidade de Botucatu onde foi comerciante durante 21 anos; depois teve durante 13 anos uma fábrica de bombons de chocolates. Há sete, conseguiu sua merecida aposentadoria...
Conhecia Ubatuba há mais ou menos uns 44 anos, onde comprou uma casa de veraneio que até hoje tem uma placa com os dizeres: “Sonho meu”. Há uns cinco anos, casou-se com Verônica e juntos mudaram-se para a cidade dos seus sonhos, a bela Ubatuba. Foi aqui que ao realizar caminhadas pelo Itaguá conheceu o artista plástico Gilton, que sempre ficava por ali pintando suas inusitadas obras de arte. Foi através do artista que ele foi deixando-se contagiar novamente pela arte, que sempre esteve presente em sua vida. Gilton indicou o grande artista plástico e mestre Benjamin Gonzáles com quem Dênico veio a ter aulas e tornou-se grande amigo. No decorrer desses três anos Dênico Pavan começou a pintar telas gigantes e hoje é um grande artista. Ele diz que os quadros sempre estiveram em sua mente e, com o passar o tempo, foram tornando-se realidade. Ele pinta óleo sobre tela e seu estilo é o acadêmico. Mas também ousa outras técnicas como, por exemplo, o acrílico. No início ele pintava figuras retiradas de revistas, hoje em sua nova fase ele mesmo tira as fotos de paisagens de Ubatuba e as transfere para os quadros exatamente como os seus olhos observam o mundo lá fora. As características marcantes nas obras de Dênico é que seus quadros sempre são imensos, cores fortes, traços firmes e sutilmente sempre tem um tom clássico e sem dúvida indescritivelmente belos.
Já participou de inúmeras exposições dentro e fora do município e até ganhou medalha de bronze. Flores, praias, cidades, pessoas são registradas pelas mãos do artista.
Quem quiser conhecer de perto este talento que leva o nome de Ubatuba por onde quer que suas obras estejam como, por exemplo, Canadá, Assussion e estados de todo o nosso país poderá visitá-lo na praça das artes ou em seu ateliê residencial, sito à rua Tapajós, 319 - Itaguá, ou entrar em contato pelo fone: (12) 3832-2552.